Gabinete Pedagógico

12116425_1212320028785294_621088350_o

O Gabinete Pedagógico é um serviço de apoio ao estudante alicerçado no aconselhamento e acompanhamento gratuito, pessoal e personalizado, com vista a promover o bem-estar psicológico e o sucesso académico e a combater o abandono escolar.

No Gabinete Pedagógico procura-se informar, apoiar, incentivar e criar condições para que o estudante possa, ele próprio, identificar e superar as suas preocupações/dificuldades.

Um aconselhamento consciente, ponderado e baseado no conhecimento da realidade académica no momento-chave pode ser fundamental para evitar a diminuição do rendimento escolar. O ritmo com que os conteúdos programáticos são lecionados e com que os momentos de avaliação surgem não abranda e a capacidade de concentração para estudar depende de um sentimento de autoconfiança e bem-estar psicológico. Conversar numa atmosfera confidencial com um docente com experiência no aconselhamento pedagógico pode ajudar a lidar melhor com as dificuldades e aumentar a motivação.

As maiores preocupações/dificuldades que condicionam o sucesso académico e que pretendemos colmatar no Gabinete Pedagógico são:

• Efeitos da transição entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior – incapacidade de adaptação ao modelo educativo do Ensino Superior: trabalho autónomo e aumento do esforço exigido;
• Incapacidade de estabelecer e cumprir um plano de estudos;
• (Re)organização do método de trabalho e estudo;
• Momentos de avaliação acompanhados pela ansiedade e receio de não conseguir atingir os objetivos delineados;
• Atrasar/adiar sistematicamente a realização de atividades académicas relevantes – decisão de adiar pode levar a um alívio temporário imediato, mas a médio ou longo prazo pode conduzir a uma baixa sensação de autoeficácia, sentimentos de culpa ou autodepreciação, para além das consequências que advêm da não realização das tarefas;
• Resultados obtidos não corresponderem aos reais conhecimentos e capacidades do estudante;
• Receio de prescrição;
• (Re)orientação vocacional;
• Trabalho de escrita de um relatório, tese ou dissertação pode ser fonte de grande ansiedade e desencadear sentimentos de falta de confiança e de desânimo – não é fácil lidar com os comentários críticos do Orientador ou o próprio perfeccionismo do Orientando que cria bloqueios ao progresso do trabalho que pode surgir como infindável.

Tenho dúvidas por esclarecer… Quem devo contactar?

 

Um dos nossos deveres, enquanto Associação de Estudantes, é garantir o melhoramento da vida dos estudantes da Faculdade de Ciências e, nesse sentido, aconselhamos que envies as tuas dúvidas ou problemas diretamente para o Gabinete Pedagógico: cp.secretariado@fc.up.pt.

 

Podes ainda marcar uma sessão presencial. Basta preencheres o formulário.

Sessões apenas em dias úteis. Horários disponíveis: 15h às 17h e 17h às 19h.
Em caso de dúvidas, contacta-nos através do email de Apoio ao Estudante: ae.apoioaoestudante@fc.up.pt!
No Gabinete Pedagógico é permanentemente aplicado o princípio da confidencialidade.

O Gabinete Pedagógico não pretende substituir o psiquiatra ou o psicólogo. Nos casos mais complicados, os estudantes podem aceder às consultas de Psicologia Clínica ou Psiquiatria disponíveis nos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), de acesso gratuito, desde que marcadas previamente junto dos Serviços de Ação Social através do website (www.sas.up.pt), via telefone ou presencialmente na sede dos SASUP.

Além do Gabinete Pedagógico, podes ainda contactar um dos elementos da Direção da AEFCUP. Basta clicares aqui.