Núcleos e Projetos

FCiências

O FCiências é um site que visa a partilha do conhecimento científico aliado ao apoio do percurso académico dos estudantes. Este surgiu da colaboração de um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que partilham o interesse pelo conhecimento científico e a divulgação do mesmo.
A fcloud é o mais recente serviço do FCiências e permite aos estudantes partilharem documentos entre si de forma organizada e sem “entupir” os serviços pessoais de cloud como a Dropbox, Google Drive, etc. Para além disso, ao usares a fcloud, ganhas dinheiro pela popularidade dos documentos que partilhas.

Contactos:

E-Mail: info@fciencias.com

Web: www.fciencias.com
Web (serviço cloud): http://cloud.fciencias.com

IAAS Porto – International Association of Agricultural Students

A Associação Internacional de Estudantes de Agricultura (IAAS) é uma associação internacional e não-governamental presente em 40 países, sendo uma das maiores associações de estudantes a nível mundial. A IAAS Portugal sediada no ISA (Instituto Superior Agronomia em Lisboa) está divida em 8 Comités Locais, a IAAS UTAD, IAAS Açores, IAAS Santarém, IAAS Ponte de Lima, IAAS Lisboa, IAAS Coimbra, IAAS Évora e, claro, IAAS Porto. O comité do Porto é constituído basicamente por alunos do curso de Ciências de Engenharia, dos perfis de Engenharia Agronómica e Eng. Alimentar e tem como principais objetivos:

  • Reunir alunos, investigadores e cientistas da área da Agricultura como as Ciências do Ambiente, a Agro-indústria, a Arquitetura Paisagista e a Biologia; promovendo o intercâmbio de conhecimentos, ideias e informação entre os estudantes de todo o mundo.

Pretende-se assim mostrar e realçar que na FCUP existem alunos de Engenharia Agronómica e Alimentar, reforçando e dinamizando a importância da agricultura nos presentes dias. No ano passado, no primeiro ano de mandato realizaram um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, estiveram presentes em inúmeras conferências e Feiras Agrícolas, organizaram várias visitas de estudo, assim como em Abril também organizaram o Encontro Nacional de IAAS, onde se reuniram mais de 50 alunos de todo o país para um fim-de-semana inesquecível, onde para além de reuniões, palestras e ações formação. Não faltou muita festa incluindo, o mítico Churrasco em Vairão.


NEBQUP – Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Universidade do Porto

O Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Universidade do
Porto, NEBQUP, tem como principal objetivo facilitar a comunicação
entre os estudantes da licenciatura e do mestrado em Bioquímica da UP
e as instituições responsáveis pelos ciclos de estudo (FCUP e ICBAS,) e
representá-los junto de outras instituições nacionais, APEB – Associação Portuguesa de Estudantes de Bioquímica, e internacionais.

Para além disso, o NEBQUP pretende também promover a formação dos Bioquímicos
dentro e fora da área da Bioquímica e o interesse do público em geral por esta área, através da
realização de eventos de índole científica e pedagógica; estimular a relação entre o curso de
Bioquímica e o meio socioprofissional, e ainda estabelecer programas de intercâmbio e
cooperação entre diversas faculdades e universidades.

Contactos:

E-Mail: nebqup@fc.up.pt

Facebook: Facebook NEBQUP

NEBUP – Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto

O Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto teve o seu começo em 2002, agrupando os estudantes das licenciaturas em Biologia, Ensino de Biologia e Geologia (ambos da Faculdade de Ciências) e Ciências do Meio Aquático (Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar) da Universidade do Porto.

Destacou-se com a realização de eventos como “Biologia à Conversa”, “Triciclo” e o X ENEB (Encontro Nacional de Estudantes de Biologia).

Em 2013, o NEBUP foi reativado, pretendendo manter tudo o que de bom foi concretizado no passado mas também querendo levar o conceito mais longe, indo de encontro às necessidades actuais dos estudantes.

Assim, constituiu-se agora como uma associação juvenil sem fins lucrativos no qual estão representados os estudantes das Ciências Biológicas da Universidade do Porto, aos quais se
pretende, principalmente, dar apoio em todas as vertentes que possam complementar o curso na Universidade do Porto e promover a ligação ao meio socioprofissional.
Workshops, saídas de campo, seminários, tertúlias e jornadas são apenas alguns dos exemplos da oferta que o Núcleo promete concretizar. Contudo, as sugestões dos estudantes serão sempre bem-vindas, assim como a sua associação ao Núcleo!

Contactos:

E-Mail: geral@neb.up.pt

Facebook: Facebook NEBUP

NECTAR – Núcleo de Estudos de Ciências e Tecnologias do Ambiente

O NECTAR, com sede na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, é uma associação juvenil de carácter ambiental, sem fins lucrativos, criada em 2004, cujos objetivos se encontram consagrados nos estatutos publicados em Diário da República. Esta associação, agora reabilitada graças à determinação e empenho de um grupo de jovens universitários, tem como mira principal fomentar e desenvolver atividades de índole ambiental tais como, palestras, conferências, ações de sensibilização,encontros culturais, entre outras. É uma associação ativa que pretende envolver não só os estudantes interessados, mas também a comunidade e as instituições, partindo do pressuposto que as temáticas ambientais são abrangentes e de interesse global, onde a participação individual é fundamental.

Contactos:

E-Mail: nectar.association@mail.com

NEQUP – Núcleo de Química do Porto

O Núcleo de Química do Porto (NEQUP), foi fundado em 2013, tem como principal intuito auxiliar os estudantes da área durante a sua experiência universitária, bem como facilitar a comunicação entre estudantes, professores, instituição responsável pelo ciclo de estudo (FCUP – Faculdade de Ciências Universidade do Porto) e representá-los junto de instituições nacionais como o caso da ANEQ – Associação Nacional de Estudantes de Química.
Além do referido o NEQUP tenciona promover a química e todas as áreas a ela associadas através de palestras, workshops, sessões de esclarecimento e também tentar aproximar os estudantes da área com o meio socioprofissional.

Contactos:

E-Mail: geral.nequp@gmail.com
Facebook: Facebook NEQUP

NuCC – Núcleo de Ciência da Computação

10671222_690637841030368_2217332277625862796_n

Feito por alunos e para alunos, o Núcleo de Ciência da Computação, ou NuCC, é um núcleo recente, mas que conta já com algum trabalho feito no meio. Um grupo destina não só exclusivamente aos cursos de L:CC e MI:ERSI, mas também a toda a comunidade académica. Tem como principal feito, desde a sua existência, o evento realizado pela primeira vez, de estudantes e para estudantes, o Duke NuCC’EM, evento realizado anualmente e que pretende dar aos alunos, o melhor da tecnologia, num fim de semana, com muita diversão à mistura (Sim, há espaço para jogos!).
O NuCC é tudo isto, mas pode ser muito mais, se tu quiseres contribuir. Desde o início, o NuCC tem como principal objectivo, agregar a massa cinzenta e despoletar novos e excitantes projectos na área da Ciência da Computação. Se achas que podes ser útil, e que te podemos ser úteis, não hesites e contactar-nos para ficares a saber mais sobre esta iniciativa.

Contactos:

E-Mail: nucc@dcc.fc.up.pt
Web: nucc.dcc.fc.up.pt

Facebook: facebook.com/nuccfcup

PLANEAR – Núcleo de Arquitetura Paisagista do Porto

A Planear — Núcleo de Arquitetura Paisagista do Porto, é uma associação de carácter juvenil sem fins lucrativos e apartidária; fundada em 22 de Fevereiro de 2005. Esta associação constituída por alunos e ex-alunos da licenciatura e mestrado do curso de Arquitetura Paisagista da UP, tem como objetivo a promoção e organização de eventos e a divulgação de conhecimento do âmbito científico e artístico, os dois mundos da Arquitetura Paisagista. A Planear tem um papel preponderante na comunidade estudantil da FCUP, como dinamizadora e impulsionadora de atividades relacionadas com o desenho e gestão dos espaços exteriores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
No prosseguimento do seu objeto social, a associação desenvolve nomeadamente as seguintes atividades:

  • Aumentar as possibilidades para colaboração entre estudantes de Arquitetura Paisagista em Portugal e na Europa através troca de informação e ideias;
  • Promover confronto multidisciplinar de ideias relativas ao estudo da paisagem, através da organização de eventos, palestras, workshops, visitas de estudo etc;
  • Divulgação de informação e de atividades relacionadas com a Arquitetura Paisagista;
  • Prestar apoio e colaborar com colegas e docentes em todo o tipo de iniciativas relevantes para a formação de um Arquiteto Paisagista;
  • Promover encontros nacionais e internacionais na área da Arquitetura Paisagista;
Contactos:

E-Mail: planear@fc.up.pt

Web: www.planear.fc.up.pt

Porto Graphics

O Porto Graphics é um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto que tem por principal foco a área de computação gráfica, cuja aplicação principal é em jogos e filmes. O nosso objectivo é criar uma comunidade activa que acenta na partilha de conhecimentos para que todos possamos aprender algo novo. No entanto, não ficamos só por teoria, sendo que um dos nossos grandes objectivos é usar o conhecimento aprendido e aplicar de forma prática em diferentes projectos. Entre as actividades que temos planeadas e as que já realizamos, encontram-se workshops sobre a produção de filmes, Photoshop, conceitos básicos de CG e organização de eventos como GameJam e roundtables para discussão de temas na área, entre muitos outros. Por isso, se estás interessado/a e queres aprender mais, junta-te a nós!


SCIENTIA – FCUP Júnior Enterprise

A Scientia FCUP Junior Enterprise tem como objetivo global promover e fomentar o empreendedorismo e a inovação científico-tecnológica na sociedade portuguesa, particularmente junto dos jovens, para que estes se constituam como factor impulsionador da economia e da sócio-culturalidade nacional. Este projecto conta com um grupo de estudantes com elevado espírito empreendedor que pretendem desenvolver competências não adquiridas durante o percurso académico, criando uma ponte entre o mundo académico e o universo empresarial.